Tipos de vistos na Irlanda

Tipos de vistos na Irlanda

Stamp 0 – Estada temporária ou Permissão limitada (90 dias)

Esse tipo de visto é para pessoas que não possui o objetivo de receber benefício do Estado, e devem estar coberto por um seguro de saúde particular. Para entrar no país com o Stamp 0 deverá ter dinheiro suficiente para se bancar, ou ter alguém para banca-lo. 

Não há possibilidade de trabalhar ou abrir um negócio na Irlanda, com esse tipo de visto.

Quem poderá solicitar esse visto? : 

• Provedor de serviço estrangeiro que tenha sido enviado à Irlanda por uma companhia também estrangeira para executar alguma tarefa por tempo limitado;

• Alguém cujo objetivo é prestar serviços humanitários;

• Visitantes acadêmicos;

Stamp 1 – Visto de trabalho

O Stamp 1 é o Visto de Trabalho. Neste caso, a pessoa deverá possuir uma proposta de trabalho de uma empresa irlandesa.  Enquanto o empregador não tiver recebido a permissão para contratá-lo, o candidato que possui esse tipo de visto não poderá trabalhar em outros cargos nem se envolver em nenhum negócio ou profissão sem alte o documento disponibilizado pelo INIS. Autorização prévia concedida pelo Ministério da Justiça e da Igualdade. O cidadão deverá também respeitar a data de expiração do visto.

Quem pode solicitar esse visto? : 

• Pessoas de países que não façam parte da Europa e que já possuam Work Permit, Green Card ou permissão para administrar negócios na Irlanda;

• Pessoas de países que não façam parte da Europa e que possuam permissão de residência na Irlanda;

•  Pessoas de países que não façam parte da Europa e que possuam permissão de trabalho como dependente de cônjuge.

Stamp 1A – Visto de Trainee

Visto mais limitado, que permite a pessoa atuar como trainee na Irlanda, em tempo integral, seguindo regras, termos e condições específicas. Acesse o site do Governo Irlandês para mais detalhes.

Quem poderá solicitar esse visto? : 

• Estudantes não europeus de cursos de contabilidade.

Stamp 2 – Visto de estudante com permissão de trabalho

É o visto com o qual a maioria dos brasileiros, permanece na Irlanda. O Stamp 2 é concedido sob a condição de o imigrante entrar no país com o objetivo de frequentar aulas regulares, podendo trabalhar até 20h durante o período de aulas e até 40h em meses específicos (entre os meses de junho e setembro; e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro).

O prazo de expiração do visto tem um total de 8 meses. Para se enquadrar nesta categoria de visto é necessário se matricular em um curso com duração mínima de 25 semanas em uma instituição aprovada pelo governo Irlandês.  

Ao desembarcar na Irlanda, o oficial te dará um visto temporário de um mês para que você tenha tempo para providenciar os demais itens necessários ao candidato a estudante no país, comprovando-se assim que você é um estudante genuíno. Esses documentos incluem:
– Carta da escola, com curso de carga mínima semanal de 15h/aula por semana
– Ter seguro governamental ou médico privado de uma empresa estabelecida na Irlanda
– Comprovante de pagamento do curso
– 3.000 euros comprovados em extrato de uma conta em banco irlandês, ou extrato de um banco do Brasil.
– Comprovação de endereço

– Prova de que a escola possui o Learner Protection.

– O valor de 300 euros pelo registro do Irish Residence Permit  – IRP

Quem poderá solicitar esse visto? : 

• Cidadãos não europeus que viajem à Irlanda com o objetivo de estudar em cursos de idioma ou universitários por um período mínimo de 6 meses (e máximo de 8 meses – para estudantes de idiomas). Pode ser renovado até 2 vezes.

Stamp 2A – Visto de estudante sem permissão de trabalho

Similar ao anterior, por exigir que o imigrante esteja matriculado em um curso, no entanto, com este tipo de visto não é permitido trabalhar nem em período integral (full-time, 40h) nem em meio período (part-time, 20h).

         Stamp 3 – Permanência sem permissão de trabalho

O Stamp 3 concede a permissão de permanência, porém sem a possibilidade de abrir um negócio ou atuar no mercado de trabalho (salvo algumas exceções), até a data especificada pelo oficial de imigração. O imigrante deverá respeitar a data de expiração do visto e não poderá permanecer após a mesma.

Vale ficar atento às novidades, pois já existe campanhas no intuito de alterar a limitação dos dependentes, possibilitando assim que eles possam trabalhar no país assim como seus companheiros.

Quem poderá aplicar esse visto? : 

– Cidadãos não europeus que estejam visitando alguém;

– Cidadãos não europeus aposentados e que tenham meios para se manter;

– Cidadão não europeus que seja ministro de culto religioso ou membro de alguma ordem religiosa;

– Cidadão não europeus que seja cônjuge ou dependente de um cidadão que possua a permissão de trabalho/permanência em solo irlandês.

Stamp 4 – Permanência

Esse visto garante a permanência em solo irlandês até uma data especificada.

Quem poderá solicitar esse visto? : 

– Cidadão não europeus que seja familiar de um cidadão nacional de um dos países integrantes da zona do Euro (EEE);

– Cidadão não europeus que seja cônjuge de um cidadão irlandês;

– Refugiado;

– Cidadão não europeus que seja familiar de um cidadão europeu, de modo que possa ser qualificado sob o Regulamento das Comunidades Europeias de 2006.

– O Stamp 4 é dado a profissionais que atuem em áreas de demanda no país e recebam uma proposta de emprego. 

Stamp 1G

O visto é direcionado a estudantes que tenham concluído cursos de nível QQI 8 a 10 . O stamp 1G pode ser requerido assim que esses estudantes receberem os resultados dos exames finais do seu curso. Esse visto será um chamativo para as empresas, uma vez que ele indica que esse aluno está apto a entrar no mercado profissional e com permissão de trabalho de 40h, que é o que as empresas mais buscam. 

Além dessa facilidade, o estudante com o stamp 1G terá um ano (tempo máximo de duração do visto) para aumentar as  suas chances de ser absorvido pelo mercado profissional e receber propostas de o work permit ou green card.

Para aplicar para o visto 1G, o estudante deve também fazer parte do Graduate Scheme, um programa que dá aos estudantes graduados o direito de trabalhar full time no país pelo período máximo de 12 meses.

Stamp 5

Terão direito a esse visto, pessoas que residiram legalmente no país por 8 anos. O Stamp 5 é um visto sem data de validade determinada e é elegível para quem está no processo de naturalização. Não são legíveis os provenientes dos vistos: Stamp 0, Stamp2, Stamp 2A, Stamp 4 (específico para médicos e profissionais em processo de transferência de empresa, incluindo seus dependentes), Stamp 1 (específico para contadores), assim como visitantes temporários que receberam visto na fronteira portuária.

Stamp 6

Recebem aqueles com dupla cidadania, sendo uma delas a Irlandesa. O Stamp 6 também garante a permanência no país sem data limite.

Para obter o stamp 6 que será dado no passaporte não irlandês, o cidadão  deverá apresentar o passaporte irlandês.

 

WhatsApp