Por que Cork é um dos melhores destinos da Irlanda?

Por que Cork é um dos melhores destinos da Irlanda?

Quando se pensa em Irlanda, automaticamente nos vem à cabeça a capital Dublin, destino bastante procurado por turistas, seja pela sua história, sua cultura, por seus tradicionais pubs ou pela bela hospitalidade para com estrangeiros.

Contudo, Dublin, assim como outras cidades irlandesas, como Limerick, também é destino de pessoas que pretendem mudar de país, mesmo que seja por uma tempo. Isso é um fato decorrente da sua altíssima qualidade de vida e educação em toda a Irlanda, sendo um dos países mais desenvolvidos do mundo, destino perfeito para quem busca intercambio.

Por mais que a capital Dublin seja o destino mais conhecidos do país, a cidade de Cork, na província Munster, chama muita atenção pela sua qualidade de vida e possibilidades de estudo.

Confira agora algumas curiosidades e dicas sobre essa Cork, e entenda por que ela é um dos melhores destinos da Irlanda.

 

A vida em Cork

Dados da Numbeo.com

Embora não apresente grandes diferenças à qualidade de vida e estudo quando comparado com a capital Dublin, o que chama a atenção na cidade Cork é justamente o fato de ser um lugar muito mais em conta para se sustentar quando comparado com Dublin, mesmo que levando em consideração o fato de Cork ser a segunda maior cidade da Irlanda.

A hospedagem, moradia, transporte público e comércio, tudo muito mais barato quando comparado com Dublin. Sem contar na facilidade de locomoção, que por mais que seja uma cidade relativamente grande, Cork pode ser facilmente desbravada a pé ou de bicicleta, ainda que o transporte público de qualidade e o taxi barato sejam mais recomendados.

Em regiões mais periféricas da cidade, é possível encontrar quartos de solteiro por 300 euros, o que chega a representar 35% menos que em Dublin. Na região central, um quarto do mesmo tipo pode sair por nada menos que 125 euros por semana. Ainda em comparação com Dublin, vale lembrar dos custos com água, luz, telefone e internet, que podem chegar a 7% menos que a capital.

 

De cara nos estudos:

Cork é considerado um centro educacional muito importante na Irlanda, abrigando instituições de ensino bastante relevantes e recebendo alunos de intercambio anualmente.

Entre as principais instituições destacam-se:

  • Universidade de Cork, que oferece uma grade variada e respeitada, como Artes, Comércio, Engenharia, Direito, Medicina e Ciências;
  • Instituto Tecnológico de Cork, que oferece uma variedade de cursos de terceiro grau em Matemática, Ciência de Computação, Engenharia e Negócios (mecânica, eletrônica e química);
  • Universidade Nacional Marítima da Irlanda, também localizada em Cork, é um dos poucos lugares no país onde é possível estudar cursos náuticos;
  • Escola de Música;
  • Instituto de Artes e Design Crawford;
  • O Instituto do Comércio, que é o maior instituto de graduação na Irlanda.

Como o fluxo de intercambio é muito grande, é muito comum a presença e alunos do mundo inteiro em Cork e nas cidades próximas. Devido aos programas de intercâmbio que A Irlanda mantém com a China, é muito comum alunos de Xangai pela cidade. Além de outros estrangeiros, como os da Polónia, Índia, Letónia, França, Alemanha, Reino Unido e países da América Latina, como o Brasil.

Quer conhecer, morar ou estudar em Corke outras cidades da Irlânda? Então ultrapasse os seus limites e seja um viajante Sem Fornteiras!

WhatsApp