O custo de vida de um estudante em Auckland – NZ

 O custo de vida de um estudante em Auckland – NZ

Em uma breve pesquisa pela internet, é possível encontrar uma média do custo de vida na Nova Zelândia para quem já tem a possibilidade de trabalhar full time para bancar custos de um estilo de vida um pouco mais alto.

Mas nós, da Sem Fronteiras, sabemos o quanto a realidade de um estudante é bem diferente para sair do Brasil e fazer intercâmbio em um dos lugares em que para o brasileiro, é um dos investimentos mais altos que existem.

Por isso, decidimos fazer uma média de quanto custa viver em Auckland, a cidade mais populosa situada na Ilha Norte da Nova Zelândia, quando o assunto é economia. Em média, é preciso ter NZD 400 mensais para bancar moradia, alimentação e gastos extras num padrão de vida totalmente econômico.

Moradia

Assim como outras contas mensais, os preços de moradia entre o centro de Auckland e outros bairros mais afastados variam drasticamente. De um modo geral, se um estudante quiser ter um quarto sem dividir com mais ninguém, irá pagar em torno de NZD 250 por semana. Para quem quiser economizar, os quartos compartilhados podem custar em torno de NZD 180 semanais.

O site trademe anuncia diversos apartamentos para dividir com outras pessoas. Para se ter uma ideia, morar em um apartamento de 1 quarto no centro, custa em torno de NZD 1,200 a 2,200.

Água e Luz

Dependendo da companhia que fornece água e da região, uma pessoa pode pagar em torno de $20 por mês (região mais central) ou até chegar a apenas $10 mensais (regiões mais afastadas). Já para a luz os gastos serão em torno de $30 mensais considerando o centro da cidade.

Internet

Se o estudante aluga um quarto, provavelmente os gastos com internet para a casa será dividido entre os moradores, e aí vai depender de quantas pessoas dividem o espaço (no geral fica em torno de $100 mensais no total, dividido entre o numero de moradores) ou então o valor será embutido no aluguel.

Para a internet do telefone pessoal, existem planos definidos que variam de $35 (internet e ligações limitadas) a $80 (planos ilimitados).

Mercado e alimentação

Essa é a parte que mais varia de acordo com o estilo pessoal de cada um. O estudante que prefere cozinhar em casa e economizar ao máximo irá gastar em torno de $100 semanais. Aqueles que optam por comer fora, restaurantes podem custar em torno de $35 a $40 por pessoa e um takeaway (levar para comer em casa) em torno de $12.

Transporte público

Essa foi a parte que eu achei um pouco mais complicada, mas no fim das contas entendi que é barato, então é isso que importa! Auckland é dividida em 14 "fare zones", e a pessoa paga de acordo com essas "zonas" em que estará transitando. Então para andar durante 4 horas, tendo um período de no máximo 30 minutos entre um ônibus e outro, um adulto vai gastar $1.95 no AT HOP card. Se a pessoa for transitar de uma região delimitada para outra, irá pagar a mais (por exemplo: para transitar em 5 zonas diferentes,  o que seria uma grande coisa, já que a cidade é enorme, daria $7.60 no cartão).

Nesse site aqui é possível encontrar as zonas.

Diversão

Dentre as cidades mais quentes do país e também uma das mais ensolaradas, a possibilidade entre parques e diversões ao ar livre são infinitas. Um dos exemplos é o Auckland Domain, um dos maiores parques da cidade.

Sobre os pontos turísticos, é impossível não falar do Sky Tower, o edifício mais alto do hemisfério sul (ele é só 8 centímetros menor que a Torre Eiffel!). E a vista lá de cima? Inexplicável. Só vendo para saber. E o valor é mais barato para estudante, apenas $23!

Outra atividade que vale a pena fazer é Kelly Tartlton's Underwater World, mais afastado do centro da cidade, que nada mais é que um museu, um aquário, e miniparque temático! Os valores começam a partir de $39.

Fora isso, são inúmeras possibilidades de diversão noturna, restaurantes que valem a pena economizar por um tempinho a mais, e quando bater a saudade de casa, tem até churrascaria brasileira pra se esbaldar no churrasco e na caipirinha!

Viver na cidade mais cosmopolita da Terra Media com certeza vai alavancar o seu inglês e te proporcionar experiências únicas!

 

WhatsApp